1 de out. de 2012

Parceria entre Emater e o Projeto Recicléia

 

Emater é parceira em projeto estudantil que leva educação ambiental a escolas e comunidades

Uma cerimônia realizada na sede do pólo moveleiro de Paragominas, nordeste paraense, marcou a entrega da quinta edição da cartilha Recicléia. A publicação que traz como tema: Municípios para se viver, é resultado do projeto desenvolvido pelos alunos da Escola Municipal Amilcar Batista Tocantins e da Escola Estadual Raimundo Laureano, que leva educação ambiental a escolas e comunidades através de cartilhas e ações lúdicas como o teatro.


Parceira no projeto, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) garantiu a impressão dos exemplares da cartilha que tem proposta de levar o leitor a uma viagem as mais diferentes cidades sustentáveis do mundo, do Brasil e da Amazônia. Todo o conteúdo das cartilhas é resultado de pesquisas de campo e científicas dos próprios alunos.


Ao todo, 350 alunos de 7ª e 8ª séries e do Ensino Fundamental e do Ensino Médio participam do projeto que nasceu durante uma pesquisa de campo da Escola Frei Miguel de Bulhões no lixão da cidade de São Miguel do Guamá, nordeste paraense, da disciplina de geografia ministrada pela professora Lindalva Fernandes. “Depois vim para Paragominas e agora o projeto também acontece em Mãe do Rio e São Miguel. A idéia é divulgar a sustentabilidade para o mundo”, disse a professora. A edição 2013 do projeto vai desenvolver a pesquisa de campo nos manguezais do município de Bragança.


A garantia de participação dos alunos no projeto depende exclusivamente do bom desempenho escolar. Sávio Marques, aluno da 7ª série da Escola Amilcar Batista Tocantins, um dos integrantes do grupo de teatro, disse que o projeto entre outros benefícios tem ensinado o significado de reciclar, reduzir, reutilizar. “Descobrimos juntos como cuidar do meio ambiente”, lembrou o aluno.


A presidente da Emater, Cleide Amorim, falou da importância de ser parceira de um projeto tão importante em um município que tem dado exemplos nos últimos anos que diz respeito ao meio ambiente. “A Emater vai estar sempre de portas abertas para apoiar ações como esta que mostram para nossas crianças como tratar a natureza. Cidade sustentável. São cidades assim que todos merecemos viver. Podem sempre contar conosco”, adiantou a presidente. A cerimônia contou também com a presença do secretário de Estado de Produção Sidney Rosa.

FONTE: http://www.emater.pa.gov.br/noticia/294

Nenhum comentário:

Postar um comentário